27 setembro 2013

Livro: Ecos da Morte

Título: Ecos da Morte (The Body Finder #1)
Original: The Body Finder
Autora: Kimberly Derting
Tradutora: Rita Sussekind
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Comprar: Siciliano - Saraiva - Submarino - Fnac
Sinopse: Violet Ambrose tem dois problemas – o dom mórbido e secreto que carrega desde a infância e Jay Heaton, seu melhor amigo, por quem está apaixonada. Aos dezesseis anos e confusa com os novos sentimentos em relação a Jay, ela começa a ficar cada vez mais incomodada com sua estranha habilidade – Violet encontra cadáveres. Desde pequena ela percebe os ecos que os mortos deixam neste mundo. Ruídos, cores, cheiros. Mas não todos, apenas os das vítimas de assassinato. Para ela, isso nunca foi um grande talento. Na maioria das vezes, tudo o que encontrava eram pássaros mortos, deixados para trás pelo gato da família. Mas, agora que um serial killer está aterrorizando a pequena cidade onde mora e os ecos das garotas assassinadas a perseguem dia e noite, Violet se dá conta de que talvez seja a única pessoa capaz de detê-lo. Em pouco tempo ela estará no rastro do assassino. E ele, no dela.
Ecos da Morte é um thriller. Ou pelo menos tenta ser um. Esse livro nem estava na minha lista de leitura, mas ele estava por um preço ultra barato e não resisti.

Violet Ambrose encontra corpos de seres que foram assassinados. Ela não sabe como nem por que tem esse "dom", mas desde que era criança vivia encontrando corpos de animais mortos no bosque que fica nos fundos de sua casa. Ela sente seus ecos, como costuma chamá-los. Um gosto, um cheiro, uma mancha, uma sensação. Foi assim sua vida toda e ela aprendeu a ignorar, deixando tudo como um ruído de fundo. Mas agora sua habilidade não pode mais ser ignorada: há um assassino à solta em sua cidade e após encontrar uma de suas vítimas, Violet decide fazer o que puder para parar esse monstro.

A princípio a história parece ótima. E seria se Violet não ficasse o tempo todo envolvida com sua recente paixão por seu melhor amigo, Jay. Tá, aceito que alguém pode acabar se apaixonando pelo melhor amigo. Principalmente quando cresceram juntos e só agora conhecem uma outra forma de amor. Mas o livro passou a impressão de que Violet só viu seu amigo com outros olhos depois que ele passa de magrelo e desajeitado para forte e deslumbrante. Nada legal. E aquela história de as garotas do colégio ficarem andando atrás dele (literalmente) feito bobas foi muito sem graça. Até parece que o cara é um galã... Aí fica aquela ladainha "eu amo ele; não consigo me controlar direito quando estou perto dele; não posso contar o que sinto senão estraga a amizade; ai, estou me mordendo de ciúmes daquela líder de torcida super popular; será que ele sente o mesmo que eu?". Enfim, todos os clichês de romance que puder imaginar (exceto triângulo amoroso \o/). Ok, a garota tem 16 anos, está apaixonada e praticamente só pensa nisso, mas cansa um pouquinho.

Mas, voltando ao que deveria ser o grande foco da história: os assassinatos. O dom de Violet é muito interessante, o modo como ela sente os ecos. Se ela estiver perto sente um gosto, vê alguma mancha, ouve alguma coisa ou simplesmente tem uma "sensação" que acaba a atraindo até o corpo. Isso também vale para o assassino, o que a colocar numa posição delicada: ela pode encontrá-lo, enquanto ninguém mais parece conseguir. Mas Violet não é uma heroína, não é destemida. Muito pelo contrário, está apavorada, mas se recusa a deixar que mais alguma garota "desapareça" sabendo que pode ajudar. Gostei da determinação da personagem.

Tirando a parte do romance que era muito óbvia, a história corre de uma forma nada comum, afinal nenhuma garota de 16 anos sai procurando um serial killer por aí. Não há cenas de ação, mas muitas de tensão (afinal, é um thriller). Também há bastante cenas descontraídas com Violet e suas amigas. Há partes também narradas do ponto de vista do assassino, o que é bastante bizarro. Ver como supostamente um assassino pensa é muito medonho. A pessoa se diverte, sente prazer em caçar e matar alguém. ~medo~

O final foi bem inesperado e no último capítulo a autora dá uma pequena 'trollada' que amei, deu 'tchã' no final. O livro é narrado em terceira pessoa variando entre o ponto de vista de Violet e do assassino. A fonte é a padrão da Intrínseca mesmo. Gostei bastante da capa (azul *-*). O triste é que a cobertura desfocada da flor começou a saí na dobra da capa. Enfim, não foi um livro perfeito, mas a história até que é interessante. Depois de como acabou esse estou curiosa pra saber como serão os próximos.

É isso aí... até mais! (:

Série The Body Finder
1 - Ecos da Morte
2 - Desejo dos Mortos
3 - The Last Echo (ainda não lançado no Brasil)
4 - Dead Silence (ainda não lançado no Brasil)

4 comentários:

  1. Anda não li, mas estou ansiosa pra ler. Quando li a resenha fiquei encantada com a história, vou ver se consigo ler ainda esse mês. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O triste desse livro é que eu adoro a capa e o fato de mostrar a visão do assassino... Mas o resto todo me tira a vontade de ler t-t.

    ResponderExcluir
  3. A sinopse a princípio traz uma proposta bem interessante , um thriller pra perturbar ...
    Talvez a autora tenha colocado esse amor pelo Jay mais os momentos de descontração pra quebrar um pouco esse clima de perseguição ... Não sei , estou tentando ver pelo lado positivo , tem autores que simplesmente entopem o livro com clichês pra vender , espero que não seja o caso ...
    Como eu já estou cansada de clichês amorosos (menos triângulos como você mesma falou :D) , fiquei bem desanimada pra ler ... Se eu ganhasse a coleção de presente até colocaria na minha lista , mas comprar com o meu dinheiro eu não compraria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu definitivamente AMEI Ecos da Morte e Desejos dos Mortos, nunca tinha lido nada parecido... É o tipo de livro que eu indicaria para todo mundo e que merece cada segundo que tu gasta lendo.

    ResponderExcluir