23 setembro 2013

Sobre o autor: J. K. Rowling

Nome completo: Joanne Rowling Murray
Nascimento: 31 de Julho de 1965, em Yate, Inglaterra
Esposo: Neil Murray
Filhos: Jessica, David, Mackenzie

Joanne Rowling nasceu em julho de 1965, no Yate General Hospital, na Inglaterra. Passou a infância em Chepstow, Gwent, e estudou na Wyedean Comprehensive.

Jo deixou Chepstow para estudar na Exeter University, onde obteve um diploma de Francês e Línguas Clássicas; seu curso incluiu um ano em Paris. Após a graduação, ela se mudou para Londres e trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional, entre outros empregos. A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, ela delineou os enredos para cada livro e começou a escrever o primeiro.

Em seguida, mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi finalmente concluído. O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997.

O segundo título da série, Harry Potter e a Câmara Secreta, foi publicado em julho de 1998 e chegou ao topo das paradas dos livros adultos mais vendidos por um mês após a sua publicação. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi publicado no dia 8 de julho de 1999, atingindo aclamação mundial, e passou quatro semanas como o mais vendido entre os livros adultos no Reino Unido.

O quarto livro da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo foi publicado em 8 de julho de 2000 com primeira tiragem recorde de um milhão de cópias para o Reino Unido. Ele rapidamente quebrou todos os recordes de maior número de livros vendidos no primeiro dia de publicação no Reino Unido.

Harry Potter e a Ordem da Fênix foi publicado na Grã-Bretanha, nos EUA, no Canadá e na Austrália em 21 de junho de 2003 e quebrou os recordes de Harry Potter e o Cálice de Fogo como o livro mais rapidamente vendido da história. Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa no dia 16 de julho de 2005 e também quebrou recordes de vendas.

O sétimo e último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa em 2007.

J.K. Rowling também escreveu dois pequenos volumes, que aparecem como livros escolares de Harry dentro dos romances. Animais fantásticos e onde habitam e Quadribol através dos séculos foram publicados em março de 2001 em prol do Comic Relief.

Em dezembro de 2008, Os Contos de Beedle, o Bardo foi publicado em prol do Children’s High Level Group (agora Lumos).

Além de ter sido nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços à literatura infantil, J.K. Rowling recebeu diversos prêmios e honrarias (ver abaixo em 'Honrarias e prêmios'). Ela apoia um grande número de causas beneficentes através de seu fundo beneficente Volant, e é a fundadora da Lumos, uma instituição de caridade que trabalha para transformar a vida das crianças desfavorecidas.

J.K. Rowling mora atualmente em Edimburgo com o marido e três filhos.

Algumas de muitas Curiosidades
- O "K" em seu nome é de Kathleen, nome de sua avó paterna, que foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos.

- Quando tinha 8 anos, J. K. brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha. Não é à toa que acabaram dando o sobrenome a Harry.

- O personagem Rony foi baseado em Sean, um amigo da escritora que tinha um Ford Anglia, carro de destaque no segundo livro da série. Já Hermione é uma espécie de alter-ego da autora, embora ela não fosse boa aluna.

- A primeira leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Apareceu tão pouca gente que os funcionários tiveram pena de Rowling e ficaram escutando a história também. J.K. tremia tanto que acabava se perdendo no texto.

- Em 2004, ela entrou pela primeira vez na lista das pessoas mais ricas do mundo, publicada pela revista norte-americana Forbes.

- Uma das exigências da autora foi que o elenco de Harry Potter no cinema fosse britânico.

- Foi a primeira pessoa a tornar-se bilionária apenas com a venda de livros e direitos autorais sobre seus personagens.

Honrarias e prêmios
Prêmio Autora do Ano e Lifetime Achievement Award pela British Book Awards, 1999 e 2008,
Autora do Ano pela Booksellers Association, 1998 e 1999
Ordem do Império Britânico (OBE), 2001
WH Smith Fiction Award, 2004
Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, Espanha, 2003
Blue Peter Gold Badge, 2007
Discurso de Formatura da Universidade de Harvard, EUA, 2008
The Edinburgh Award, 2008
James Joyce Award, University College Dublin, 2008
South Bank Show Award for Outstanding Achievement de 2008
Cavaleiro da Legião de Honra: França, 2009
Hans Christian Andersen Award, Dinamarca, 2010
Prêmio de Melhor Ficção no Goodreads Choice Awards, 2012.
Freedom of the City of London, 2012
Beacon Award for Targeted Philanthropy, 2013
Títulos Honorários da Universidade de Exeter, Universidade de St Andrews, Universidade Napier, Universidade de Edimburgo, Dartmouth College EUA Universidade Harvard (EUA), Universidade de Aberdeen.

Livros

Série Harry Potter (Editora Rocco)

Harry Potter e a Pedra Filosofal Harry Potter e a Câmara Secreta Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban Harry Potter e o Cálice de Fogo Harry Potter e a Ordem da Fênix Harry Potter e o Enigma do Príncipe Harry Potter e as Relíquias da Morte

Animais Fantásticos & Onde Habitam  Quadribol Através dos Séculos  Os Contos de Beedle, o Bardo

Independente (Editora Rocco)

Morte Súbita

Nova série sob o pseudônimo Robert Galbraith

The Cuckoo's Calling

Obs.: lançamento no Brasil previsto para novembro deste ano pela editora Rocco.


7 comentários:

  1. J.k.Rowling é a minha autora favorita! Amo ela!

    http://www.thecrazypotter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. J. K. é uma divona!! Adoro ela!

    Beijão

    aritanaturquete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha Rainha <3

    josesarafim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho engraçado como meus professores (química principalmente) chegam na aula e falam de algum invento "ah o cara estava pesquisando uma coisa , fez besteira e acidentalmente descobriu algo revolucionário"
    Eu penso o mesmo da J.K.: diversos ingleses com pensamentos aleatórios estavam naquele trem e a J.K. ficou imaginando coisas e acidentalmente criou a série de livros mais lida do mundo , perde apenas para a Bíblia e algum outro livro , acho.

    Caramba , não sabia que ela tirou "Potter" dos vizinhos! E adorei saber como o Rony e a Hermione surgiram <3

    "A primeira leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Apareceu tão pouca gente que os funcionários tiveram pena de Rowling e ficaram escutando a história também. J.K. tremia tanto que acabava se perdendo no texto." TADINHA!!!!!!!!!!! Mas a história é tão bacana ... Pra você ver como as coisas mudam , antes ninguém dava bola hoje é capaz de fãs pagarem ouro pra ouvirem a J.K. ler livros pra eles ...

    Acho essa sua coluna super bacana (nunca tinha visto antes em outros blogs) porque você conhece mais do mundo de quem criou um mundo pra você em forma de livros :D

    ResponderExcluir
  5. J.K. Rowling é simplesmente demais, ela realmente merece tudo que conquistou, (:
    Zoey já viu o filme que fizeram sobre ela? conta toda a sua história, eu ainda não terminei de ver mas parece bem interessante, infelizmente por algum motivo, o qual eu não sei, parece que ela não autorizou, então nem chegou a estrear no cinema, mas se quiser ver tem na internet se chama Magia Além das Palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca vi o filme. Qualquer dia que der eu assisto (:

      Excluir