16 outubro 2013

Livro: Bruxos e Bruxas

Título: Bruxos e Bruxas (Bruxos e Bruxas #1)
Original: Witch & Wizard
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Tradutora: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Comprar: Siciliano - Fnac - Saraiva - Submarino
Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.
Só pelo título e capa do livro já fiquei interessada. Adoro histórias de bruxos e essa capa é muito linda. Outra coisa que me atraiu bastante foi a enorme propaganda que a editora Novo Conceito fez do livro. Eles até fingiram que a página do Facebook da editora havia sido hakeada como forma de divulgar o livro.

Whit e Wisty são dois adolescente comuns. Pelo menos até serem arrancados de sua casa e acusados de bruxaria. Levados para a prisão sem entender nada do que está acontecendo, os dois irmãos vão descobrir que são realmente bruxos e muito poderosos, por sinal. Com o intenso regime estabelecido pela Nova Ordem, nenhum jovem menor de 18 anos está a salvo. Usando seus poderes, os irmãos Allgood terão que enfrentar a tirania do Único que é o Único para acabar com o sofrimento dos jovens e crianças.

Bruxos e Bruxas é uma mistura de distopia com fantasia que não saiu tão bem quanto eu esperava. Fiquei imaginando que seria uma história incrível misturar esses dois gêneros que tanto amo, mas confesso que acabei me decepcionando um pouco. Acontece tudo muito de repente e meio que do nada, o que acaba deixando o leitor mais perdido que os próprios personagens. E é impossível ter noção de tempo durante a história, nunca se sabe exatamente quanto tempo passou de uma situação para a outra.

Outra coisa que ficou um pouco confusa foi a aparição de termos e lugares os quais não são explicados direito e acabam deixando o leitor meio boiando. Imagino que com os outros livros a compreensão seja melhor, mas eu sinceramente esperava que tudo ficasse mais claramente explicado.

Os personagens não foram muito o que esperava também. A Whisty é uma garota estressadinha, resmungona, mal educada e muito, muito sarcástica, o que acaba a deixando um pouco infantil, mas eu até que gostei dela. Ela faz a maior parte do 'trabalho' e acaba se mostrando muito mais poderosa que o irmão. Também achei Whist meio infantil para a sua idade. É, idade é uma coisa relativa, mas imaginei que ele teria mais atitude de irmão mais velho.

Os poderes desses bruxos são bem 'sem graça'. Na verdade, não são os poderes que são sem graça, já que eles podem fazer muitas coisas legais, mas a forma como eles realizam sua mágica é sem graça. Não sei se é porque me acostumei com os feitiços de Harry Potter, mas só pensar em alguma coisa e ela acontecer não tem tanta graça.

A Nova Ordem é o governo tirano, a parte distópica do livro, e ainda não ficou muito claro qual a intenção dela acabando com todos os menores de dezoito anos e censurando tudo que é cultura. Quer dizer, só dominar o mundo (ou país, ou seja lá o que for) é muito clichê. O Único que é o Único (é, um título ridículo pra um tirano) com certeza quer algo mais.

O que me motiva a continuar a leitura da série é mais a curiosidade do que qualquer outra coisa. Não é uma história maravilhosa, mas é boa e me deixou curiosa para saber o desfecho. Espero que nos próximos volumes os personagens amadureçam, eles têm tudo para isso.

A narração é tranquila e os capítulos são bem pequenos, o que facilita e torna a leitura mais rápida. É narrado em primeira pessoa, alternando entre o White e a Whisty. A capa, como já disse antes, é linda, com o fundo fosco e o título, o B e o nome do autor brilhantes e em relevo.

Bom, é isso aí! O que acharam? Comentem!

Até mais! (:

Série Bruxos e Bruxas

1 - Bruxos e Bruxas
2 - O Dom (lançamento em novembro deste ano)
3 - The Fire (não lançado no Brasil)
4 - The Kiss (não lançado no Brasil)

7 comentários:

  1. Olá (só depois de 20 comentários percebi que nunca falou oi então educação mandou lembranças)
    E esse B maravilhoso na capa??? Novo Conceito caprichou
    Mais uma sinopse que parece ser bem interessante.Pelo que você falou o James e essa mulher poderiam ter explorado mais o tema , dava pra criar uma história bem bacana meio Ordem da Fênix tentando derrubar uma coisa meio Capital (não deu certo essas comparações , enfim)

    Parece interessante , vamos esperar pra ver se os próximos livros amadurecem e enriquecem o conteúdo.É super comum o primeiro livro de uma série não ser o melhor , pode ser o caso aqui.

    ResponderExcluir
  2. Desde quando a editora Novo Conceito começou a imprimir esse livro, eu quis ele, porque gosto MUITO de história de bruxos e bruxas :3
    e a capa me chamou muito a atenção (julgo o livro pela capa, sim)

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Eu não tenho vontade de ler esse livro pois todos os meus amigos reprovaram a escrita do autor e o desenvolvimento do enredo e depois da sua resenha isso ficou um pouco mais claro, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos livros que eu julguei muito pela capa (que é linda!!!!!) XD
    Tenho muita vontade de ler, mas adicionar mais uma série na minha estante me desanima... Já tenho tanta coisa pra ler huehuehheuhe
    Não imaginava que os personagens têm essa personalidade infantil :c

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu estava muito ansiosa para ler esse livro. Quase comprei ele aqui em minha cidade, mas o preço tava absurdo em relação ao da internet (como sempre é). E após ler sua resenha, fiquei até feliz de não te-lo comprado. Depois que lançarem o "O Dom" e os outros da série e eu ver as resenhas dos mesmos, talvez eu me interesse e compre.
    Gostei de como você resenhou ele hahaha.

    Beijão.

    meuinteriorinfinito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fãs de Harry Potter que se segurem! hahaha
    Não é a primeira resenha desse livro que leio, e fico simplesmente apaixonada, muito mais por se tratar de uma série. Aliás, a capa do segundo livro, 'O Dom', já foi divulgado e também gamei. #QueroLer :)

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro, já li mil vezes e ameeei *------*

    ResponderExcluir