26 novembro 2013

Livro: A Crônica do Fogo

Título: A Crônica do Fogo (Os Livros do Princípio #2)
Original: The Fire Chronicle
Autor: John Stephens
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Suma de Letras
Páginas: 312
Comprar: Fnac - Submarino - Siciliano - Americanas
Sinopse: Kate, Michael e Emma só queriam salvar sua família, mas acabam envolvidos numa perigosa aventura para salvar o mundo. Segundo livro da trilogia Os Livros do Princípio, do roteirista, diretor e produtor hollywoodiano John Stephens, A Crônica do Fogo retoma o ritmo de O Atlas Esmeralda, com referências claras aos universos de J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling. Depois de um inverno tumultuado, Kate, Michael e Emma continuam a busca pelos pais desaparecidos. Porém, o mago Stanislaus Pym esconde os irmãos no Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis e Desamparados, como uma forma de protegê-los. No entanto, o esconderijo das crianças é logo descoberto por seus inimigos, e uma perseguição frenética envia Kate ao passado.
Ganhei o primeiro livro da trilogia Os Livros do Princípio há mais ou menos uns dois anos, num sorteio do blog Bla Bla Books. O segundo livro demorou bastante para ser lançado (tanto aqui quanto nos EUA) então logo que lançou já comprei. Tinha me esquecido o quanto essa trilogia é boa!

Tenho que admitir que lembrava muito pouco da história do primeiro livro. Mas a medida que fui lendo o segundo, fui lembrando. Kate, Michael e Emma são crianças especiais. Esses três irmãos estão destinados a encontrar Os Livros do Princípio, uma coleção de três livros extremamente poderosos. O primeiro, o Atlas, já foi encontrado, mas ainda faltam dois. Neste livro os irmãos terão que se aventurar mais uma vez para encontrar o próximo livro, a Crônica, e tentar encontrar seus pais. Além disso terão que descobrir como lidar com Magnus Medonho, um mago poderoso que deseja usar o poder dos livros para dominar o mundo.

Os Livros do Princípio é uma trilogia fantástica. Apesar de misturar criaturas já conhecidas como anões, elfos, magos, dragões e mais a história em si é complemente diferente do que se encontrar na literatura hoje em dia. Três livros e três crianças que têm o poder de mudar a história da humanidade. Só isso já faz a trilogia ficar no mínimo intrigante. Cada um dos três Livros do Princípio tem um poder. O Atlas, descoberto no primeiro livro da trilogia, tem o poder de viagem no tempo. A Crônica, que as crianças buscam neste livro, têm um poder ainda mais surpreendente. Fiquei muito chocada foi de descobrir do que se trata o terceiro e último livro.

John Stephens criou personagens riquíssimos e envolveu seres mitológicos na história de uma maneira brilhante. Tudo isso em meio ao mundo real. Os novos personagens que foram introduzidos à trama, como Wilamena e Rafe, me conquistaram totalmente. Os cenários também são incríveis e inesperados, dando um toque especial à história.

A cada situação que as crianças passam, podemos acompanhar seu amadurecimento. Neste livro o de Michael, principalmente. O irmão do meio teve uma participação maior (e importantíssima) neste livro. Também vemos Kate, a irmã mais velha, ficando cada vez mais poderosa e aprendendo a usar melhor o poder do Atlas.

Além da busca pelo livro também é mostrado um pouco mais sobre o Magnus Medonho. Apesar de ainda não saberem como exatamente ele pretende usar os livros (ou o que as crianças devem fazer para impedir Magnus de obtê-los), as informações reveladas sobre ele são valiosas.

Com uma leitura recheada de aventura, ação, mistério e, é claro, humor, A Crônica do Fogo é muito gostoso de ler. É narrado em terceira pessoa, mudando o ponto de vista de narração ao longo do livro. Houve algumas mudanças físicas do primeiro livro para esse: as páginas deste são amarelas (do primeiro eram brancas) e o título dele é em amarelo, enquanto do primeiro tinha aquele acabamento dourado. Mas mesmo assim o livro continua lindo. Recomendo demais essa série pra todo mundo. Criança, adolescente, adulto. É impossível não se encantar com esse história rica e diferente que Stephens criou.

Bom, é isso aí! Até mais! (:

Trilogia Os Livros do Princípio 
1 - O Atlas Esmeralda
2 - A Crônica do Fogo
3 - The Black Reckoning (previsão de lançamento para agosto de 2014 nos EUA)

5 comentários:

  1. Oie :)

    Não conhecia muito esse livro antes mais de vista mesmo. Fiquei curioso a respeito dele ainda mais com a nota que você deu. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ganha esse livro de natal... Estou muito ansiosa para ler ele... Adorei a note q vc fez e agora eu tô doida para ler ele!! :3

    ResponderExcluir
  3. gostei da resenha ! , vc já leu o livro Extraordinário?

    ResponderExcluir