13 dezembro 2013

Livro: Cidade das Almas Perdidas

Título: Cidade das Almas Perdidas
(Os Instrumentos Mortais #5)
Original: City of Lost Souls
Autora: Cassandra Clare
Tradutora: Rita Sussenkid
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Comprar: Fnac - Extra - Siciliano - Saraiva - Submarino
Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?


Atenção! Contém SPOILERS dos livros anteriores.
Uma das melhores séries que já li, Os Instrumentos Mortais está quase chegando ao fim. Este livro é quinto e penúltimo da série. Em Cidade das Almas Perdidas, Além de se preocupar em ser interrogada e julgada pela Clave, Clary está louca de preocupação por Jace. Depois que o salvou da possessão do demônio Lilith, Jace desapareceu sem deixar sinal, assim como o irmão de Clary, Sebastian. A Clave está procurando, mas não parecem colocar muito esforço na operação. Depois de descobrir que Jace não foi raptado, mas sim ligado magicamente a Sebastian, Clary e seus amigos terão que recorrer e poderes muito perigosos para conseguir salvá-lo.

Demorei eras para terminar de ler esse livro. Não por ser ruim, porque o livro é muito bom e sempre adorei a narração da Cassandra, mas porque eu andava com a cabeça nas nuvens. Mas enfim, já voltei pra Terra e peguei firme na leitura novamente.

Desde que terminei o livro anterior (Cidade dos Anjos Caídos) já estava ansiosa para ler este. Com Jace ligado a Sebastian e obedecendo a ele feito um cachorrinho, a minha expectativa por esse livro era grande. E não me decepcionei nem um pouco.

Depois de um tempo de buscas a Clave decide que encontrar Jace já não é prioridade. Durante uma visitinha surpresa do "Time do Mal" (Jace e Sebastian) na casa de Luke, descobre-se que tudo que fere Sebastian fere Jace (e vice-versa) e ninguém sabe como desfazer a ligação entre eles. Depois disso Clary e seus amigos decidem agir por conta própria. Clary, sendo a Clary teimosa de sempre, se deixa encontrar por Jace e finge estar do lado dele e de Sebastian para tentar descobrir o que estão tramando. O tempo todo Clary fica falando o quanto Jace está diferente. Não era para menos, ele está praticamente possuído. Tudo que Sebastian pede ele faz, sem perguntar nada, o que  não é nada típico de Jace.

Até que enfim vemos a Clary fazer alguma coisa que preste. Ok, estou exagerando. Ela não é uma inútil, mas nunca tinha sido tão badass em uma luta. Neste livro, enfim vemos os treinamentos de Clary fazerem efeito. Agora sim ela age mais como uma Caçadora de Sombras.

O foco narrativo muda constantemente dando uma amplitude maior à história. Apesar de o ponto central ser o novo plano maligno de Sebastian para destruir o mundo, outras pequenas tramas também estão inseridas durante o livro envolvendo os personagens secundários. Como o romance. Ou "os romances", devo dizer. Nunca vi um livro com tantos casais na minha vida! E são todos explorados (mesmo que não profundamente). Cenas românticas são o que não faltam.

Como fazia bastante tempo que havia lido o livro anterior, alguns personagens ficaram esquecidos e quando apareceram demorei um pouquinho pra lembrar quem eram e qual o papel deles na história. Minha memória não é das melhores!

Narração fluida e que garante uma leitura rápida. O final não é tão surpreendente como o do livro anterior, mas mesmo assim deixa aquela vontade de ler o próximo, que será lançado somente em maio do ano que vem nos EUA. A capa segue o padrão dos outros livros da série. Não sei se foi só o meu exemplar, ou se todos são assim mesmo, mas a capa está muito "apagada", como se a impressão não estivesse certa, como se estivesse faltando tinta. Pra quem não leu essa série recomendo muito que leia. Vale muito a pena. Tem uma mitologia um pouco diferente que me encantou completamente.

Bom, por hoje é isso. Até mais! (:

Série Os Instrumentos Mortais
1 - Cidade dos Ossos
2 - Cidade das Cinzas
3 - Cidade de Vidro
4 - Cidade dos Anjos Caídos
5 - Cidade das Almas Perdidas
6 - Cidade do Fogo Celestial (lançamento em maio de 2014 nos EUA, sem previsão no Brasil)


Um comentário:

  1. Eu amo essa série da Cassandra. Bom, só li os três primeiros livros até agora e já comecei a ler Cidade dos Anjos Caídos umas três vezes e não passava da página 100. Bom, mas eu vou ler a qualquer dia desses :P

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir