13 fevereiro 2014

Livro: A Árvore de Strangeville

Título: A Árvore de Strangeville
Original: -
Autora: Camila Sá
Tradutor: -
Editora: Gregory
Páginas: 398
Comprar: Livraria Cultura
Sinopse: O único sonho de Caroline era ter uma vida normal: morar em uma casa fixa, fazer amigos que durem e ser popular. Mas, sempre que se muda, ela precisa começar tudo de novo. E Caroline não é muito boa nesses “novos começos”. Até se mudar para Strangeville. Lá, onde tudo parece ser diferente, é o lugar em que se encontra a Árvore de Strangeville, o elo mágico que separa o mundo real do da fantasia. Não só sua nova cidade, mas também sua vida muda drasticamente a partir de então. Suas preocupações deixam de ser um lugar para morar e se tornam algo muito maior, como salvar não somente um, mas dois mundos! Com a ajuda de Arthur e Bree, ela terá que enfrentar várias criaturas, esforçar-se para impedir que Klaus domine os mundos e assim cumprir sua missão de retornar tudo ao seu devido lugar. Uma história de aventura que faz com que você cruze a fronteira da árvore.
Recebi A Árvore de Strangeville pela parceria com a autora Camila Sá. A sinopse me chamou bastante a atenção, pois adoro livros de fantasia. Vamos à resenha.

Caroline Stuart é uma adolescente que vive se mudando por causa do trabalho do pai. Seu sonho é se fixar em algum lugar onde possa ter uma vida normal, fazer amigos e ser popular. Quando chega a Strangeville, sua cidade natal, Millie descobre uma lenda muito interessante sobre uma grande árvore da cidade. Segundo a lenda, ela foi criada para separar dois mundos. Após um incidente, estes dois mundos acabam se juntando outra vez e Millie descobre que é a responsável por separá-los e salvá-los de Klaus, que quer dominar os dois mundos. Com ajuda de amigos que ela nem pensou que pudessem existir, Caroline embarca em uma perigosa aventura para lutar contra Klaus e salvar ambos os mundos.

A personagem principal é uma garota muito poderosa. Não vou contar, porque é spoiler, mas gostei demais dos poderes dela, apesar de não terem sido desenvolvidos de forma que imaginei. O que mais gostei em Millie foi que quando ela começou a pesquisar sobre a Árvore ela não ficou naquela de: “nossa, não pode ser!”; “é impossível!”; “eu não acredito!”; e outras exclamações que geralmente aparecem vindas dos personagens que descobrem outro mundo ou outras criaturas. Millie acolhe com braços aberto a possibilidade e se anima com isso.

Mas que história é essa de outro mundo, hein? Acho que podemos dizer que esse outro mundo seria para nós o mundo da fantasia, onde existem aqueles seres míticos como elfos, dragões, magos, etc. Eu gosto disso num livro, a descoberta e exploração de um novo mundo, mas esse aqui virou uma bagunça danada! Imagine todos os seres sobrenaturais que você já ouviu falar. Tem todos eles aqui. Vampiro? Sim. Lobisomem? Sim. Bruxas? Sim. Anjos? Sim. Minotauros? Sim. E eu poderia continuar listando-os. Apesar de não ter aparecido nenhum, acho que até zumbis devia ter por lá.

Falando agora um pouco dos personagens. Arthur é um elfo e pela primeira vez na minha vida não fui muito com a cara de um elfo. Eu sempre gostei deles nos livros, mas não sei por que o Arthur não me agradou muito. Ah, na verdade eu sei. Ele é um chato. Que dó da Millie que teve que aguentar ele durante toda sua viagem e treinamento.

Bree por outro lado eu gostei bastante. Ela é um dragão e na hora que ela apareceu me deu uma saudade enorme do Ciclo da Herança, onde acho que a autora pode ter se baseado para criar a relação de Bree e Caroline.

O romance não é muito presente, o que não atrapalhou em nada a história. Cenas de ação de Mille usando seus poderes não faltaram e fora muito boas. Além dos seres já conhecidos alguns diferentes aparecem, instigando a imaginação.

O que senti falta no livro foi o desenvolvimento do vilão. Klaus mal aparece e na maior parte do tempo a gente nem se lembra que ele existe. Não sabemos nada sobre ele, só que quer dominar os dois mundos. Só isso mesmo!

O final não foi nada inesperado e só não gostei de uma coisinha que aconteceu. Sei que nós leitores vivemos reclamando da crueldade dos escritores, mas no fundo até que um pouquinho de crueldade é bem vinda para dar mais emoção ao livro. Acho que faltou um pouquinho disso aqui.

A narração é tranquila com capítulos bem pequenos. Com uma linguagem bem leve, a leitura flui facilmente. É narrado em primeira pessoa pela Caroline. Percebi alguns errinhos ortográficos, mas nada tão gritante. A fonte usada é muito agradável e as folhas são amarelas. Não é uma aventura épica, mas vale a pena ser conferida, a autora está de parabéns.

Bom, pessoal, é isso aí.

Até mais! (:

3 comentários:

  1. Também recebi o livro, porém não o li ainda!
    Mesmo o vilão mal aparecendo, achei meio coincidência ele se chamar Klaus e a mocinha Caroline (The Vampire Diaries feelings)...

    Ótima resenha Zoey, não sei se estou totalmente animada para a leitura, mas vamos ver :)

    Beijos

    Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a primeira coisa que pensei quando li a sinopse! ~TVD feelings~

      Haha!

      Excluir
  2. Oi :)

    A autora me enviou esse livro também e eu não vejo a hora de lê-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir